sábado, 24 de abril de 2010

A terceira Copa Oeste de Handebol em Cadeira de Rodas demonstrou o esforço dos atletas na busca da inclusão esportiva. O objetivo das equipes agora é participar dos Jogos Paraolímpicos.
 Durante a competição, os atletas demonstraram desenvoltura e muita técnica para realizar dribles, chutes, arremessos e defesas.
A terceira Copa Oeste aconteceu entre os dias 23 a 25 de maio, na cidade de Toledo, no Paraná.
A equipe Atacar/Unipar/Toledo/PR venceu nas modalidades HCR7 masculino e HCR 4 masculino, enquanto a equipe Roda Solta/Itajaí/SC ganhou na modalidade HCR4 feminino.
Na categoria HCR7 masculino, o melhor jogador foi Henrique, da equipe Roda Solta/Itajaí/SC. O título de melhor goleiro ficou com Renato e o atleta revelação foi Daniel, todos da mesma equipe.
Já na categoria HCR4 masculino, os vencedores foram Claudiney, como melhor jogador, Diogo, escolhido melhor goleiro, e Paulinho, que ficou com o título de atleta revelação. Todos da equipe Atacar/Unipar/Toledo/PR.
Na categoria feminina HCR4, a jogadora Marisa, da equipe Roda Solta/Itajaí/SC, levou dois títulos: de melhor jogadora e melhor goleira. A atleta revelação foi Shirley, da equipe Atacar/Unipar/Toledo/PR.
O handebal em cadeiras de rodas é uma modalidade nova nos esportes adaptados. Foi criado em 2005, no município de Toledo, no Paraná, por professores do curso de Educação Física da Universidade Paranaense.
A modalidade HCR7 adapta as regras do Handebol de Salão para a prática com cadeira de rodas. O princípio é facilitar o acesso de cadeirantes que não têm possibilidades de praticar outras modalidades esportivas. A equipe é composta por sete jogadores em quadra.
A modalidade HCR4 utilizou como base para adaptações as regras do Handebol de Areia. Tem como princípio desenvolver um jogo que seja atrativo aos veículos de mídia, contribuindo para a difusão da prática do Handebol em Cadeira de Rodas. A equipe é composta por quatro jogadores em quadra e o goleiro não é fixo, diferente do HCR7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário